Como começar a decorar a casa nova? Mudar de endereço é um método comprido e de emoções intensas. Posteriormente pegar as chaves, inevitavelmente surge a pergunta: por onde começar? Não será pelas almofadas nem ao menos pelo tapete – a não ser que você tenha se apaixonado por um deles. Antes de sair comprando móveis e acessórios, encha-se de fontes, pinçadas de revistas, sites, lojas e até de casas reais. Assim você forma seu maravilhoso de casa. Do que eu preciso? Nessa autoanálise, acham-se não só os hábitos assim como também os espaços que eles exigem em casa.
Um bom jeito de estabelecer primazias é se fazer diversas dúvidas, como: aguento dormir em um colchonete até comprar a cama desejada? Posso deixar o armário para depois ou as roupas guardadas em malas vão me enlouquecer? O que faço com as refeições até a entrega da marcenaria e dos eletrodomésticos da cozinha?
A lavadora de roupas é urgente ou consigo me virar lavando as peças à mão ou pedindo socorro à mamãe? Que itens agora tenho e aspiro conservar? E ainda: quais não suporto mais, no entanto realmente compensa preservar por um tempo? Às vezes, basta trocar o tecido”, pondera Mario. De posse deste inventário, encontre de que itens importantes ao cotidiano você precisa.
Uma aliada é a planilha de custos dos produtos necessários, com detalhes a respeito de fabricantes e pontos de venda, o que ajudará a localizar soluções mais econômicas. Nessa tabela, determine prazos pra cada aquisição – e o tempo de pagamento parcelado. “Se fizer um pé-de-meia, dê preferência àquilo que identificou como respeitável e fique sabendo que, em diversos casos, vale mais negociar preços à vista do que com o cartão de crédito”, lembra Roberto. Para rebaixar o teto, você necessita de no mínimo 10 cm de altura, pois avalie se o pé-correto não será prejudicado.
- JESSICA SILVA at
- 4 – Risco (de crédito)
- três – Analise com cuidado a concorrência
- nove – iKibble (gratuito pra iOS)
- Exibir os downloads: Ctrl + J
- Gasto com o papel pra forrar a caixa R$0,20
Antes da instalação, conduítes precisam transportar os fios aos pontos desejados pra luminárias. Estas são capazes de ser compradas depois: se forem de embutir, bastará recortar o gesso e encaixá-las. “Em uma área de 30 m², um forro liso de drywall fica pronto em menos de duas semanas, entre encomenda e execução”, avisa a engenheira Karina Cruz, da Gesso Rochedo.
A pintura vem pela sequência, depois do forro receber massa corrida e lixa – esta também precisa ser passada nas paredes. Considerando a ausência de imperfeições a rever, entre preparar os ambientes e pintar um apartamento de cinquenta m², são necessárias cinco noites de trabalho, caso você mesmo o faça (ou dois dias se houver um pintor). Para uma casa térrea de 120 m², reserve seis noites e um fim de semana, de acordo com Kleber Tammerik, gerente de serviços ao mercado da Suvinil.