Ao nascer e entrar em contato com o novo mundo que a cerca, a garota está exposta a estímulos de toda natureza. É bem como por esse momento que entrará em contato com os alimentos e iniciará o procedimento de estabelecimento de hábitos alimentares que podem perdurar por toda a existência. Inicialmente, a família representa o principal fator de influência sobre o padrão alimentar das gurias.
Responsáveis na oferta de alimentos, a maneira que os pais adotam diante do alimento podes afetar, significativamente, o desenvolvimento desses hábitos. A faculdade dá diversas oportunidades para ações de promoção de educação em saúde, pois que propicia ocorrências de aprendizagem para um espaçoso setor da população. Tais ações se iniciam desde a entrada das gurias pela escola e perduram por todos os anos acadêmicos, garantindo o tempo e a intensidade necessários para as intervenções. EAN dentro da perspectiva de políticas públicas.
Bizzo e Leder (2005) enfatizam pontos primordiais que precisam caracterizar a metodologia pedagógica da EAN pela escola: além da gravidade dos temas a serem tratados de modo transversal é fundamental privilegiar o diálogo horizontal, respeitando o discernimento e a cultura. Outras características ressaltadas por essas autoras dizem respeito à inevitabilidade de as ações propostas terem sentido para os estudantes, serem problematizadoras, propositivas e cultivarem a construção da cidadania. Dentre as promessas de atividades que conseguem ser montadas, adiciona-se a utilização de histórias infantis, sendo o propósito nesse texto ponderar sobre o assunto as probabilidades de seu exercício, em particular dos contos convencionais, como aparelho de EAN pra pré e escolares.
As histórias conseguem ser trabalhadas utilizando-se numerosas estratégias, como: dramatização, contador de histórias e músicas, e, a começar por um tema central, vários outros conteúdos podem ser criados. Um dos critérios pra classificação das histórias infantis considera a sua infraestrutura. Assim, segundo Aguiar (2001), há a lenda, um relato de caráter impressionante, poético ou modificado pela imaginação popular.
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O rico folclore brasileiro exibe algumas lendas, como o Saci-Pererê, Curupira etc.; o mito, que vem da mitologia e está normalmente conectado à imagem de deuses gregos e novas figuras heroicas. Monteiro Lobato trouxe esses personagens para tua história pela aventura da turma do sítio do Pica-Pau Amarelo, pela Grécia Antiga, acompanhando o semideus Hércules, na promoção dos seus doze trabalhos. A lenda e o mito foram desenvolvidos pela tentativa de o ser humano esclarecer fenômenos naturais; a fábula, uma ficção rápido e de caráter alegórico, a toda a hora expõe uma lição moral.
Caracteristicamente, os personagens principais são animais. Esopo e La Fontaine são autores clássicos desse tipo de histórias; e o apólogo assim como é de cunho moralista, no entanto traz equipamentos personificados no ambiente de animais. Já os contos habituais/de fadas apresentam seres, equipamentos e lugares sobrenaturais, como bruxas, dragões, varinhas mágicas e feitiços. É comum que sejam apresentados com protagonistas e sentimentos opostos bem definidos, como “bem e mal”, “certeza e traição”.
Apresentam mensagens, no entanto sem o mesmo peso moralista das fábulas. Originários da Europa, esses contos, derivados da tradição oral, vêm atravessando os séculos e fronteiras. Os contos folclóricos e as fábulas eram originalmente contados por adultos e pra adultos. Apesar do nome, não é sempre que há fadas nas histórias, que são substituídas por outros seres lindos.
O emprego dos contos de fada pela educação não é um consenso. Doran (2005), em revisão sobre o tema, discorre sobre isso pontos negativos e positivos deste uso através da posição de significativas pesquisadores do tema da área da psicologia e educação, como Bettelheim, Elkind e Montessori. No acervo de histórias infantis usuais, são encontradas numerosas circunstâncias relacionadas à alimentação que são capazes de ser exploradas no local escolar. A presença do alimento nas histórias é comum, dado que representa o dia a dia.