Como funciona o sistema de tinta contínuo
O sistema de tinta contínuo é uma tecnologia inovadora que permite imprimir grandes quantidades de documentos sem a necessidade de trocar os cartuchos de tinta frequentemente. Em vez disso, a impressora conta com um reservatório, geralmente posicionado na lateral do equipamento, que é preenchido com tinta pelos produtores da marca. Esse método de impressão economiza dinheiro e aumenta a produtividade.
Vantagens do sistema de tinta contínuo
As impressoras com sistema de tinta contínuo possuem diversas vantagens em relação às convencionais. Além de reduzir os custos com insumos, esse tipo de equipamento é muito mais eficiente e econômico. Alguns modelos chegam a imprimir até 10 mil páginas com apenas um recipiente de tinta. Se comparado aos cartuchos convencionais, isso significa uma economia de até 90% no custo de impressão.
Outro fator que torna as impressoras com sistema de tinta contínuo mais atraente é a facilidade na manutenção. Produtos convencionais podem sofrer obstruções, problemas na cabeça de impressão e, em alguns casos, vazamentos de tinta. Porém, como o sistema contínuo é abastecido com a quantidade ideal de tinta, a possibilidade de ocorrer esses tipos de problemas durante o ciclo de impressão é praticamente nula. Além disso, uma manutenção preventiva básica é suficiente para manter o equipamento por um longo período de tempo.
O sistema de tinta contínuo e o meio ambiente
A impressão é uma das atividades que mais consomem recursos naturais e geram resíduos sólidos. Os toners e cartuchos de tinta são poluentes e frequentemente geram grandes quantidades de lixo não-reciclável. Assim, as impressoras com sistema de tinta contínuo apresentam-se como uma opção muito mais sustentável e amigável ao meio ambiente. A tinta de reposição possui um custo muito menor e geralmente é reciclada ou reutilizada. O acúmulo de lixo eletrônico também é reduzido drasticamente.
O custo-benefício da impressão com sistema de tinta contínuo
A adoção de uma impressora com sistema de tinta continua é altamente recomendada para grandes empresas, escritórios e instituições que imprimem um grande volume de documentos. Por ser um equipamento com custo mais elevado, fornecedores garantem que o sistema de tinta contínuo é muito mais em conta a longo prazo, quando comparado com os modelos convencionais. Mas essa tecnologia ainda não foi democratizada e, por isso, ainda possuem um valor elevado. Porém, pensando em uma perspectiva de impacto financeiro a longo prazo, a tecnologia vale a pena.
No entanto, para pequenos negócios ou para quem não imprime com frequência, esse tipo de equipamento talvez não seja a melhor opção. Mesmo com a economia de tinta, a pouca demanda poderá fazer com que a tinta evapore ou obstrua o sistema. Nesse caso, o melhor é investir em equipamentos mais simples. Expanda seu saber sobre o assunto! Melhores impressoras https://www.guiaimpressoras.com.br/2022/05/melhores-impressoras.html, conteúdo externo que sugerimos para complementar sua leitura.
Conclusão
O sistema de tinta contínuo é uma inovação tecnológica que vem revolucionando o mercado de impressão. Com ele, é possível ter uma economia significativa de tinta e um aumento na produtividade, além de um impacto positivo para o meio ambiente. Por isso, pensar sempre nas melhores alternativas para os negócios, mesmo que sejam mais caras, pode ser uma solução a longo prazo para economia dos recursos e custos da empresa.
Aprofunde-se no tema com os posts relacionados que indicamos para complementar sua leitura: