A audiência digital nesta ocasião é oficial. Para vislumbrar a transformação que se anuncia, é necessário primeiro compreender como as coisas funcionam hoje. Para começar, o YouTube não paga o artista, mesmo que a música dele renda um baita volume de acessos. O que um músico ganha pela exibição de um arquivo com uma de suas canções vem dos anúncios publicados pelo website dentro do video.
Em média, um artista recebe 0,00029 centavos de dólar a em que momento uma música tua é escutada em um serviço de streaming — contra por volta de 0,07 centavos de dólar com a venda da mesma música no iTunes. “O Spotify (serviço de streaming mais popular nos EUA) podes ser ótimo pra dar apresentação a alguém, entretanto por 10.000 plays nós ganhamos só 10 dólares”, escreveu a banda Grizzly Bear no Twitter no ano anterior.
O Spotify, por tua vez, se defende dizendo que em torno de 70% da renda da organização, feita de assinaturas e venda de anúncios, se destina a pagar direitos autorais. Ou melhor, caso o serviço consiga um número superior de anunciantes e assinantes, o valor pago a artistas poderá bem como poderá aumentar. Seja como for, como uma moeda desvalorizada artificialmente, a internet hoje não paga o que tem que.
Estava na cara que as coisas tinham de mudar, o câmbio não podia se manter em vista disso por muito tempo. Um dos maiores impactos que as algumas formas de mensurar audiência necessitam causar vai se conceder no mercado publicitário. Um anunciante, hoje, destina a sua verba pra aquilo que grandes empresas de medição como a Nielsen dizem que tem público. Agora, estas corporações vão constatar com todas as letras a amplo plateia que tem a web.
- Participe de um grupo de estudos
- Pedreiro Ou Empreiteira
- CAIXA DOLLY 1: DISTRESS – CRAQUELÊ Localizado – ENVELHECIMENTO DE PINTURA
- Ela sorriu e ficou feliz
A web vai receber força pela disputa com o rádio e a Tv pelo gordo quinhão da publicidade. Brasil – O Spotify tem que desembarcar no povo até o fim do ano. De acordo com a IFPI, tudo aponta que o Brasil tem grande potencial econômico pra socorrer a indústria da música a reverter a amadurecer, aposta que neste instante fez o Deezer, no estado desde janeiro.
“A maior inserção econômica e o acesso superior à banda larga hoje no país deram um ‘boom’ por esse setor no ano passado”, reconhece Claudio Vargas, vice-presidente de marketing digital e novos negócios da Sony Music Brasil. A gravadora, aliás, prepara a estreia do que pode vir a ser a primeira banda brasileira fenômeno de internet, a modelo do grupo britânico One Direction.
O grupo, chamado P9, é composto por quatro fedelhos do Rio de Janeiro. O primeiro single, My Favorite Girl, foi lançado no último dia 11. O marketing da banda é focado no meio digital – pela página deles no Facebook há, por exemplo, um postagem apresentando cada um dos moços. Que, aliás, são bonitinhos e precisam fazer sucesso com as gurias.
Com só 2 dias no ar, a primeira faixa do grupo prontamente havia sido ouvida por 8.800 pessoas no YouTube. Vargas explica que a gravadora tenta pegar o máximo de proveito do YouTube. Isso inclui, a título de exemplo, cadastrar uma música do artista no web site, ainda que ela não tenha videoclipe oficial, usando pra isso a imagem da capa do disco ou uma compilação de imagens. “Assim, as pessoas são capazes de ouvir a música de um canal oficial, com qualidade”, diz. E, claro, deste modo artistas e gravadora são capazes de lucrar com as execuções. A Sony assim como anuncia a venda das músicas no iTunes sempre que pode.