Os especialistas são unânimes: pra se olhar livre das ondulações, é necessário atacá-las em várias frentes. Vale mexer pela alimentação, botar o corpo para malhar, investir em tratamentos estéticos e até lançar mão de truques de efeito pra disfarçar o semblante de casca de laranja. A hora é nesta ocasião! Sabia que a celulite pode ser declarada uma inflamação no grau celular? E que alguns alimentos têm ação anti-inflamatória e podem, sim, amenizar o quadro?
Em parceria com a água, que reduz a retenção líquida, eles são o primeiro passo pra uma pele lisinha. A gordura acumulada nas células faz com que elas aumentem de tamanho e bem como impede teu funcionamento adequado – desse modo, este exagero fica preso no tecido subcutâneo, causando uma inflamação. Também precisam entrar no cardápio cereais integrais (aveia, quinoa e amaranto) e tubérculos (mandioquinha, inhame e aipim).
Por serem alimentos de nanico índice glicêmico, contêm açúcares, que entram de forma mais lenta na célula, reduzindo o traço de ocorrer acúmulo de gordura e, desse modo, a celulite. “O impecável é ingerir uma porção desses alimentos a cada três horas”, aponta Andréa. Alguns deles, como as frutas cítricas e vermelhas, bem como são abundantes em antioxidantes, isto é, combatem os radicais livres.
“E impedem a liberação de toxinas pelo corpo humano, que piora o aspecto da celulite”, explica a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas. Outro produto que não podes faltar é a água: “Beber 2 litros por dia elimina toxinas e auxilia a circulação”, explica a nutricionista funcional Fernanda Ganem, do Rio de Janeiro.
Alimentos ricos neste líquido (como melancia, melão, abacaxi, alface, alcachofra, pepino e beterraba) ajudam bastante, todavia não substituem o consumo da água pura. É claro que o exercício aeróbico (percorrer, correr, pedalar) acelera o metabolismo, emagrece e, desse jeito, ameniza a celulite. Mas, além dele, vale concentrar os esforços nas áreas mais atingidas com um único exercício: o agachamento.
De acordo com o personal trainer Fabio Cunha, coordenador do Studio Velocity, em São Paulo, não há exercício melhor para tonificar pernas e bumbum com a musculatura firme por baixo da pele, as ondulações na superfície ficam menos evidentes. Se está começando, execute o exercício sem pesos. Caso inverso, vale utilizar uma barra com halteres pela academia ou pesinhos em moradia.
- Ótimo para blogueiros que querem um programa de afiliados mais hands-off
- Como este padrão fino e quase natural
- Quer modificar a decoração de tua moradia de forma rápida
- cinco – Vida de Ouro
Comece com 2 quilos e vá aumentando conforme o exercício for ficando menos difícil. Os cotovelos precisam apontar para a frente. Com as pernas paralelas abertas na largura dos quadris, inspire e faça uma flexão discreta dos joelhos (ou profunda, caso esteja acostumada a malhar), como se fosse sentar, sem que os joelhos ultrapassem a linha da ponta dos pés. Empurre os quadris pra trás e continue os pés totalmente no chão.
Volte à localização inicial, expirando no meio do caminho. Mantenha o bumbum contraído no decorrer do exercício. Faça 3 séries de quinze repetições, dois ou 3 vezes por semana, por pelo menos seis semanas. Outra opção são os exercícios funcionais do pilates. “Nesse mecanismo, o corpo todo fica contraído. Isso auxílio a fortalecer a musculatura e aumenta o ganho de massa magra, diminuindo a aparência da celulite”, diz Fabio. Ele sugere um exercício: deite de barriga para cima e flexione os joelhos, formando um ângulo de 90º. Apoie os pés na bola, com uma distância de um palmo entre eles. Mantenha os braços estendidos ao lado do organismo, palma das mãos virada para nanico.
Ao expirar, eleve bem os quadris até que o tronco, os glúteos e as coxas fiquem ajeitados. Volte à localização inicial, inspirando, e recomece. “Lembre-se de expirar a todo o momento na boca e, ao fazê-lo, contrair o power house, conjunto de músculos que acrescenta os do abdômen e do bumbum”, recomenda. Faça de 15 a 20 repetições, 2 ou três vezes por semana.